Movimento Autárquico de IndependenteS
Os últimos anos têm vindo a demonstrar uma forte instabilidade política e uma continuidade na incapacidade de fazer avançar o Concelho de Mora para um futuro de crescimento sustentado, fruto de uma não aposta no desenvolvimento socioeconómico. Perante isto, surgiu a motivação de um núcleo de pessoas em avançar com um projeto independente, principalmente pela necessidade de não desistir do Concelho e apresentar uma verdadeira alternativa, focada na transparência, honestidade, credibilidade e coesão.
Este grupo de cidadãos, com conotações partidárias variadas, tanto à esquerda como à direita, uniu-se em prol de um projeto e objetivo: Fazer MAIS, de forma apartidária, assegurando a luta pela nossa única preocupação: o nosso Concelho.
E estas motivações surgiram fruto do:
Descontentamento com os partidos tradicionais: Os partidos não estão a representar adequadamente os interesses da população.
Foco em interesses locais: O foco mais direto e prático nas necessidades locais, agendas ou diretrizes nacionais dos partidos tradicionais, possibilitando concentrar-se em questões específicas da comunidade, como infraestrutura, serviços públicos ou desenvolvimento local.
Questões éticas ou de transparência: O objetivo de combater a corrupção ou aumentar a transparência nos processos administrativos, oferecendo uma alternativa mais ética e transparente em relação às práticas dos partidos estabelecidos.
Vontade de mudança e renovação política: Vontade de romper com práticas políticas vistas como ultrapassadas ou ineficazes.
Maior controlo sobre decisões: Mais autonomia para tomar decisões, sem a pressão partidária.
Experiência local: Formado por pessoas com vasta experiência em áreas específicas da vida comunitária, o que dá credibilidade para propor soluções práticas.
Estas motivações refletem a diversidade de causas que levaram à criação do Movimento Independente, o qual é sustentado por sete grandes objetivos, desde logo:
Promover uma gestão eficiente, responsável e próxima da comunidade;
Implementar políticas de desenvolvimento local com foco a planear o futuro a longo prazo;
Aumentar a transparência e a ética na gestão pública;
Garantir a rutura com os sistemas partidários locais;
Promover a justiça, igualdade e equidade;
Resolver os problemas da comunidade;
Garantir um verdadeiro sistema de participação cívica.
Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através da promoção de políticas inclusivas e sustentáveis, que valorizem o desenvolvimento económico local, a criação de oportunidades de emprego, o fortalecimento dos serviços públicos e a preservação do ambiente, assegurando um município mais justo, transparente, honesto, próspero e preparado para o futuro.
Com base nos valores definidos, o Movimento tem a visão de planear um futuro a longo prazo para o Concelho, implementando políticas que visem o desenvolvimento local, mesmo que possam levar décadas a ter resultados, combatendo assim o princípio de governar para o voto.
Transparência
Honestidade
Inovação
Independência
Coesão
Credibilidade